Le Negre ou minha sobremesa preferida
Hoje vamos de receita. Por aqui ela ganhou um apelido engraçado, “ El Niegro”.
Os ingredientes e as quantidades estão no final do post.
Antes de por a mão na massa, guarde o creme de leite fresco no freezer, você vai precisar dele supergelado.
Você deve derreter o chocolate em banho-maria e acrescentar a manteiga. (Sei que é difícil, mas nesta hora é importante não roubar o chocolate. Sabe como é confeitaria, neh? Tudo pesado certinho. Pelo menos é o que o Leo diz, não me deixa roubar quase nada). Reserve o chocolate derretido longe do seu alcance. Aproveite e acenda o forno para pré-aquecer.
Agora é hora de fazer força. Bata as gemas junto com metade do açúcar até ficar branquinha, com o fouet, que é mais romântico, mas você pode bater na batedeira mesmo.
Bata as claras em neve, igual de bolo, sabe? E coloque o restante do açúcar aos poucos.
Eis o momento de misturar tudo. Você vai pegar o chocolate derretido, a gema branqueada e o merengue, que é a clara com açúcar, e misturar tudo delicadamente.
É preciso untar a assadeira. Sei que é chato, você pode caçar alguém em casa para esta tarefa e chantageá-la, do tipo: Se não fizer não vai comer. =p Eu uso um tabuleiro retangular 20x30 que era da vovó. Passe a massa para o tabuleiro, raspando com um pão-duro, e coloque no forno pré-aquecido.
Asse em forno médio (220°), isso deve levar uns 25 min. Eu me guio pelo cheiro, quando o Le Negre está ficando pronto você vai saber, o cheiro é absurdamente bom. Retire do forno e reserve. A casquinha dele deve craquelar quando esfriar.
Enquanto o Le Negre assa, vamos fazer o chantilly, sim, fazer. Coloque na batedeira o creme de leite fresco, aquele que estava no freezer, e bata em velocidade baixa acrescentando o açúcar aos poucos até ficar no ponto de chantilly, cuidado para não bater demais se não passa do ponto! Passe o dedo, experimente, ninguém tá vendo! Reserve na geladeira.
Agora é o momento Masterchef, você precisará de uma tábua e uma faca afiada. Você vai fazer um Supreme de Laranja. É simples, mas não é fácil. Você precisa retirar cirurgicamente gomo a gomo da laranja, sem a pele, sem caroço, um gomo perfeito. Pode ser que nas primeiras muitas vezes não dê certo. Reserve os “gomos” na geladeira.
Vamos para a montagem do prato. Isto significa que está quase na hora de comer! Corte uma fatia triangular do Le Negre e sirva com 3 supremes de laranja e uma quenelle de chantilly. Uma dica: você pode polvilhar cacau em pó em cima do Le Negre.
Voilà!
Ingredientes:
Para o Le Negre
Chocolate meio amargo -180g
Manteiga sem sal (em pomada) -160g
Açúcar -110g
Ovo -4 unidades
Para o supreme
Laranja -1 unidade
Para o chantilly
Creme de leite fresco -200ml
Açúcar -40g