O que aconteceu com o bolo de cenoura?
Numa época onde os bolos de aniversário, em todas as festinhas que ia, eram cobertos de glacês, granulados, recheados de doce de leite, entre camadas e camadas, que sempre achei ter gosto de leite em pó, eu tinha o mesmo bolo, em todos meus aniversários, o mesmo bolo de cenoura com cobertura de chocolate que minha mãe costumava fazer. Um bolo clássico, que certamente todo mundo conhece, mas que talvez, hoje em dia, eu o prefira num café ou num lanchinho da tarde.
Mas como eu gostava, era mesmo o meu bolo preferido, o dia ficava especial com o bolo assando no forno e aquele cheirinho bom se espalhando pela casa. Esse bolo adquiriu para mim, um sinônimo de maternidade com o passar dos anos. E foi a primeira coisa que pensei quando soube que seria mamãe -Preciso saber fazer bolo de cenoura! Pra mim era uma regra, mães fazem bolo de cenoura.
Meu primeiro bolo ficou pronto e lindo antes mesmo da minha barriga aparecer, mas quando chegou o dia do meu chá de bebê, estava apreensiva, serviria o tal bolo de cenoura, e mesmo tendo repetido a receita de antes, solou. E foi assim também com a segunda, terceira e quarta tentativa, todas no mesmo dia. Deixei então essa ideia de lado, de bolo com maternidade.
Mas hoje não consigo deixar de rir ao me dar conta que, ainda por cima, Cecília nasceu no meu aniversário, e nunca celebramos a data com o bolinho de cenoura, nossos aniversários são um pouco mais criativos e quem prepara o bolo, às vezes os bolos, é o Leo, que, como podem imaginar, mima com muito gosto suas duas aniversariantes atendendo a cada ano temas dos mais inusitados possíveis, como o Pequeno príncipe, Harry Potter, Ratatouille ou Monet – alguém já viu uma festa de criança com o tema Monet?
Nosso aniversário ainda está longe, mas neste mês, no dia das mães, lembrei desta história e me aventurei com a Cecília a fazer o bolo de cenoura. Tínhamos em casa os ingredientes frescos que escolhemos juntas, foi muito gostoso raspar com o dedo o fundo do bowl da batedeira herdada da minha mãe e esperar o cheirinho tão conhecido tomar conta da casa, mas no fim, adivinhem?